Para utilização do livro: RECANTO COLORIDO


1. Investigação e classificação das letras “c” e “g ” em todas as suas possibilidades

a) Dividir a classe em grupos de 4 elementos.

b) Pedir aos grupos que escolham no livro 20 palavras com a letra a ser trabalhada (c ou g).

c) Os alunos deverão organizar as palavras em grupos, estabelecendo critérios para os mesmos.
O professor, neste momento, mediará os alunos para que percebam o maior número de regras sem dar respostas, mas levando-os, a levantar e comprovar suas hipóteses ortográficas.

d) Em seguida, o professor colocará na lousa as diferentes séries e incentivará a classe para descobrir o maior número de características que as palavras têm em comum.

Alguns exemplos de descobertas dos alunos:

• O “g” pode vir seguido de vogal ou consoante.

• Dependendo da vogal que vem depois, o “g” muda de som
ga – go – gu
ge – gi
gua – gue – gui

• Dependendo da vogal que vem depois, o “c” muda de som
ca – co – cu
ce – ci

• Não existem palavras que comecem com “ç“, etc.

As descobertas dos alunos deverão ser registradas no caderno.

2. Jogo da velha ortográfico

O professor divide a classe em 2 grupos. Para cada grupo, ele fala uma
dificuldade ortográfica.

Exemplo:

1° grupo : ge – gi
2° grupo: gue – gui

Cada grupo escolhe um representante e este deverá preencher uma lacuna do jogo da velha com uma palavra que tenha as sílabas ordenadas, passando a vez para o adversário que deverá fazer o mesmo.
Quem preencher uma coluna na vertical, horizontal ou diagonal com suas palavras vencerá o jogo.

Exemplo:

Se a palavra for grafada erradamente, ela é apagada e a jogada passa para o outro grupo.
Os alunos representantes de cada grupo podem ouvir as sugestões dos colegas e estes podem consultar as palavras no livro.

Outras sugestões:

3. Descubra as charadas:

Grupo 1

A – Animal que corre de máscara.
__ __ __ __ __ __

B – Nome do Recanto.
__ __ __ __ __ __ __ __

C – Presente que Celo ganhou do mágico.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __

D – Aparecia depois da chuva no céu do Recanto Colorido.
__ __ __ __ – __ __ __ __


Grupo 2

A – Namorada do Carlucho
__ __ __ __ __ __ __ __

B – Mãe do Celo, do Lucas e da Cris.
__ __ __ __ __ __ __

C – Lugar onde tem espetáculo.
__ __ __ __ __

D – Amigo de Carlucho.
__ __ __ __


Grupo 3

A – Lugar em que o mágico Bigode encontrou Celo e Carlucho sentados.
__ __ __ __ __ __ __

B – Carlucho recebeu um abraço de ….
__ __ __ __ __ __ __


C – Conjuntos de estrelas que formam desenhos.
__ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __ __


D – Desaparecem de casa e aparecem na TV para serem encontradas.
__ __ __ __ __ __ __ __


Em seguida, o professor mediará esta pergunta:

- O que as palavras de cada grupo têm em comum?

Registro das descobertas:
O professor poderá criar charadas com grupos do “g”

ga – go – gu
gua – gue – gui
ge – gi

4. Ditado de mímica

O professor selecionará algumas palavras do livro e as escreverá em tiras de cartolina.

Exemplo:

mágico

cavalo

Em seguida, escolherá um aluno e lhe entregará a palavra.

O escolhido deverá fazer uma mímica para classe e esta deverá escrever no caderno a palavra adivinhada.
No final do ditado, o professor fará a correção na lousa.

Variação: Ao invés de mímica, o aluno poderá desenhar a palavra na lousa.