TRABALHANDO AS HABILIDADES COGNITIVAS no processo de construção da escrita, gramática e ortografia

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Objetivos:

A ortografia não deve ser trabalhada como memorização de um modelo, o aluno erra porque trabalha com suas hipóteses ortográficas.
A gramática não deve se restringir ao estudo de classes das palavras, funções sintáticas e nomenclaturas, ela deve ser aquela que favorece a compreensão da língua como uma atividade de interação, tanto na linguagem oral como na escrita.
Neste curso realizaremos dinâmicas e jogos que possibilitem ao aluno classificação, reflexão, investigação, conclusão e sistematização das regras do sistema ortográfico.
Assim, veremos sob o enfoque da teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural: a organização do trabalho de ortografia e gramática; as formas de trabalhar a língua; a superação ortográfica; propostas de trabalho para o ensino de ortografia e gramática; dinâmicas e jogos ortográficos e gramaticais.

Conteúdo:

• Organização do trabalho de ortografia e gramática
• Formas de trabalhar a língua
• Visão sócio-construtivista no ensino da gramática e ortografia
• Tipos de erros
• Superação ortográfica
• Plano de ação: propostas de trabalho de linguagem para todos os níveis de escolaridade: leitura e interpretação, produção escrita, ortografia e gramática
• Dinâmicas e jogos ortográficos e gramaticais

Público alvo: fonoaudiólogos, psicopedagogos, professores de ensino fundamental e professores da área de Português.

Duração: 8 horas

Mais informações e agendamentos: mayra@paulafurtado.com.br